Endereço de email / seu e-mail

Neste artigo do glossário vamos aprender o que é um endereço de email, quais são as suas partes constituintes e como escolher o melhor endereço para si.

O formato de um endereço de email é constituído por duas porções, separadas por um símbolo chamado arroba (@).

  • A primeira porção corresponde ao Nome de usuário que identifica a conta de email – este nome pode ou não corresponder ao nome da pessoa, isto é, é de livre escolha sempre que este esteja disponível no momento do registo da conta de email junto do servidor.
  • A segunda porção, seguido à arroba (@), identifica o servidor de email onde o utilizador está registado (por exemplo: gmail, outlook, yahoo, entre outros).
  • Por último, a arroba (@) corresponde em inglês ao conceito ‘at’, ou seja o português ‘em’ ou ‘no’. Assim quando se lê um endereço de email, deverá ler-se Nome de utilizador ‘no’ Servidor de email.

Exemplo de endereço de email

Vamos agora ver um exemplo muito simples para perceber o que é o endereço de email. No seguinte exemplo de email – ‘josecorreia123@hotmail.com’ – podemos observar o seguinte:

  • O nome do utilizador é ‘josecorreia123’ e corresponde ao nome de usuário que foi registado
  • O servidor de email onde está alojada a conta de email é ‘hotmail.com’.

No fundo, o endereço de email funciona como uma morada virtual semelhante à morada física com que já deve estar familiarizado. Os servidores de email são como condomínios onde estão alojados vários inquilinos, sendo que para optimizar o envio e recepção de email, estes têm que ter uma morada única.

No exemplo anterior o ‘condomínio’ é o servidor da hotmail.com, sendo que o destinatário do email é o utilizador ou locatário identificado por joesecorreia123. Este nome de usuário pode ou não corresponder ao nome da pessoa física que é proprietária da conta de email.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Gostaria muito de criar uma conta no outlook para minha empresa;att.

  2. mirian avelar disse:

    gostaria muito de criar uma conta outlook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *