O que é o SPAM mail

O que é o SPAM

Igual ao título de uma marca inglesa SPAM que vendia carne suína enlatada, a extrapolação de o que é o spam na actualidade do mundo informático foi feita devido a um sketch dos Monty Python, um grupo humorista inglês. O SPAM é muito simplesmente correio não solicitado.

O SPAM é referido como mensagens indesejadas, geralmente transmitidas por via electrónica. Assim, as mensagens que são enviadas para o destinatário não foram por este autorizadas e muitas vezes contêm o conteúdo publicitário. Este processo é chamado spam e os remetentes como spammers.

O SPAM é diferente de email marketing pois é por definição uma forma de comunicação de publicidade não solicitada. Para compreender o que é o spam pode-se fazer a analogia com os folhetos de publicidade que são colocados na sua caixa de correio sem a sua autorização.

Formas de envio de SPAM

Apesar de o correio electrónico ser actualmente a forma mais comum para envio de SPAM, este é também enviado por telemóvel, por messenger, fóruns e até nas redes sociais. Porém, com os filtros que os servidores de email disponibilizam actualmente, poucas são as mensagens SPAM que chegam finalmente às caixas de entrada dos nossos emails. Apesar de tudo, isto não quer dizer que elas não andem a circular, mas sim que são automaticamente detectadas e arquivadas/apagadas mal chegam ao servidor.

Embora que geralmente não tenhamos noção das proporções que atingiu a questão do SPAM, chegou-se à conclusão que mais de metade dos emails em circulação actualmente corresponderão a correio não solicitado, situação que levou à criação de leis como o CAN-SPAM Act of 2003 nos Estados Unidos da América e filtros de SPAM cada vez mais apertados.

O que fazer se receber SPAM

Por último devemos reiterar que, se receber uma mensagem SPAM no seu email deverá imediatamente denuncia-la – desta forma fica marcada como tal e, havendo mais denúncias, ficará vedada de entrar em outras caixas de email, filtradas pelos servidores de email. Só através da denúncia é que o público geral ficará com conhecimento de o que é o SPAM e poderá ajudar a elimina-lo.

 

Ligações úteis:

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *