Login sem password – Google inicia testes

A GOOGLE anunciou hoje de manhã o login sem password – iniciou testes a um sistema para acabar o acesso ao email através de uma palavra passe.

As passwords / palavras passe são várias vezes consideradas como a parte fraca da segurança relativamente às contas dos utilizadores. Isto acontece por vários motivos. Destes, os mais frequentes são as palavras passe fracas ou facilmente adivinháveis ou o facto dos utilizadores usarem a mesma palavra passe em vários sítios diferentes. Esta última situação é bastante grave, porque que descobrem a password para um sítio, acabam por descobre a palavra chave que vai abrir todas as contas do utilizador.

Há vários sistemas actualmente que aumentam a segurança das contas. Exemplos deles são as PEN USB com código único e o envio de uma mensagem com um código para o telemóvel, porém isto introduz mais um passo para aceder a conta em questão e em situações que necessitamos de um acesso rápido ou que fazemos várias vezes por dia – como por exemplo ver o email – esta segurança adicional torna-se impraticável.

Neste contexto, a GOOGLE anunciou hoje de manhã que estaria a testar um novo sistema, semelhante ao “Account Key” da YAHOO!,que envia uma notificação para o seu smartphone a confirmar que está realmente a aceder à sua conta de email gmail. Depois de recebida a notificação, o utilizador apenas tem que confirmar e o acesso será assim permitido.

Para pessoas que têm o telemóvel sempre ao pé, este é um sistema excelente que adiciona segurança adicional à sua conta de email.

Neste momento, apenas um número restrito de utilizadores tem acesso ao sistema de teste, não tendo ainda anunciado quando será o lançamento para o público geral. A Google inicia assim o seu caminho no sentido de permitir o login sem password nas suas contas de utilizador.

Actualmente, o email, mais que uma forma de comunicação é uma forma de identidade, que representa o utilizador não só perante os seus contacto, mas também como forma de acesso para inúmeros sites. Neste sentido toda a segurança é pouca e um login sem password é claramente uma vantagem!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *